Tendo em vista o cenário de enchentes que também afetou a região, o Sindicato Rural de Erechim tem acompanhado os primeiros movimentos do programa Agro Solidário - Catástrofe Climática no RS/24, que foi lançado na semana passada pelo Senar/RS. Na região, foram visitados os municípios de Barra do Rio Azul e Severiano de Almeida, e também foram consultadas lideranças de Ponte Preta, a fim de entender quais as necessidades dos produtores rurais neste momento pós-cheias. Esses municípios estão em situação de calamidade em função das enchentes.
A equipe do sindicato acompanhou os supervisores Darlan Rodrigues e Francine Falcão de Macedo Nava, que atuam junto à Formação Social e Formação Profissional Rural do Senar, respectivamente, na região. Nesta primeira etapa do Agro Solidário do Senar/RS estão sendo levantadas as necessidades das comunidades atingidas, através da captação de informações que serão alimentadas através de um formulário.
Em paralelo a isso, o Sindicato Rural também acompanhou reunião de levantamento de perdas e estragos realizada em Paulo Bento, no início da semana. Emater/RS, poder público municipal, representantes de comunidades do interior, de cooperativas e empresas ligadas ao setor participaram, elencando quais foram os principais prejuízos causados pelo excesso de chuvas desde o dia 1º de maio.